"Capoeira e pra homem,menino e mulher."

"Capoeira pra homem, menino e mulher."
Aulas todos os dias, para iniciantes de todas as idades.
Capoeira Angola

ACCAAP Ass. Cult. de Capuêra Angola Paraguassu


A Associação Cultural de Capuêra Angola Paraguassu

Fundada em 06/01/2006, por Mestre Jaime de Mar Grande, dando continuidade as atividades realizadas no Escrava Anastácia, a ACCAAP ou Paraguassu como é chamada, é uma associação sem fins lucrativos de base igualitária, estruturada sob as tradições e costumes orais, passados diretamente de boca a ouvido e por meio de experiências e práticas coletivas transmitidas pelo Mestre, tendo como principal fator de agregação o respeito pelo outro, rompendo com questões hierárquicas e centralizadas baseadas na exploração do homem pelo homem. Fato expresso na prática da capuêra, que tem como raiz a liberdade não só do movimento corporal, como no equilíbrio emocional, pois a padronização do movimento é a prisão do pensamento, sendo sua uniformidade o grilhão do homem.
Localizado na rua José Epifânio da Silva s/n, Gamboa, em uma área com cerca de 10.000 habitantes, a Associação atua junto a comunidade promovendo diversas atividades culturais. Atualmente a Associaçao é mantida por pequenas contribuições de moradores locais e por meio do FUNDO PARAGUASSU, que é destinado a manutenção do espaço e a realização de atividades oferecidas aos moradores da comunidade como aulas de capuêra, samba de roda, maculelê entre outras.
Visto as dificuldades de encontro dos membros do Paraguassu, que residem em outros Estados, Mestre Jaime funda junto de amigos e alunos os núcleos do Paraguassu São Paulo em 2006; Rio Claro e Belo Horizonte em 2011. Tal ação é o resultado de trabalhos iniciados na década de 90, a partir de viagens ao interior de São Paulo e Minas Gerais semeadas no então Escrava Anastácia.as

Nenhum comentário:

Postar um comentário